2 de outubro de 2008

Criança da Tunísia Vai à Água

De acordo com organismos independentes, são precisos três litros de água para produzir um litro de água mineral engarrafada.E o seu fabrico requer, sobretudo, um gasto anual de 17 milhões de barris de petróleo, sem contar com o transporte.No final, tudo se traduz numa equação simples: a energia necessária para produzir, transportar,refrigerar e eliminar uma garrafa de plástico é equivalente a encher de petróleo um quarto da sua capacidade. Os produtores de água engarrafada -os três mais importantes são a Nestlé, a Coca-Cola e a Pepsi- estão na defensiva. Outrora louvado por múltiplas virtudes, o seu produto poderá, em breve, juntar-se aos sacos de plástico na lista de objectos odiados por uma população cada vez mais consciente dos desafios ecológicos. A organização que defende os interesses destas empresas , a Associação Internacional da Água Engarrafada, lançou uma « campanha nacional de educação sobre água mineral»,para «instruir» clientes, jornalistas e políticos (por Portugal não é preciso, já estão todos »instruídos» em especial os políticos, aliás, ainda estão nos ventres das mamãs e já estão a ser instruídos). A CocaCola e a Pepsi, entre outros, alimentam-se das reservas municipais. Enchem as garrafas após uma simples filtragem e acrescentam algumas substâncias (incluindo sal).Por isso a água vendida em garrafas não é, regra geral, melhor do que a da torneira. E representa um gasto de energia muito maior. Estas águas tem um preço 240 a dez mil vezes superior ao da água da torneira. (Courrier internacional )

1 comentário:

paradigmas universal disse...

NÃO NA VERDADE NÃO INCOMODA

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