2 de agosto de 2009

Mudam as moscas...

Parabéns Zéca, pelo teu aniversário. Continuas e continuarás sempre em nosso peito até que os tempos se extingam.
Se em Portugal, os dirigentes fossem pessoas decentes, há muito que nas escolas e nas universidades o teu legado era estudado, divulgado, investigado, para que as novas gerações sentissem o que é um país viver no obscurantismo, dezenas e dezenas de anos.
Somos os mais atrasados da Europa, culturalmente e profissionalmente; somos os mais pobres, somos os mais explorados, somos os mais amordaçados.
«A ideia de que há democracia porque se pode exercer uma alternância de partidos no poder é bastante perigosa. Não existe democracia se não existirem projectos diversos.»(Mia Couto)
Em Portugal não há projectos. Os sacanas vão continuar a enriquecer explorando os mais fracos, vão continuar a enviar os filhos para os EUA e para a terra dos "bifes" para estudarem!!! Porque por cá o ensino é uma merda (dizem eles, olha a nossa sorte).Temos a gasolina mais cara da Europa,temos a electricidade mais cara da Europa, temos as comunicações mais caras, temos a água mais cara, temos os impostos mais elevados, temos as portagens nas auto-estradas das mais elevadas, temos o ordenado mínimo mais baixo, temos o Exmo. Senhor Governador do Banco de Portugal que tem o terceiro ordenado da União Europeia mais elevado (ganha mais que o Governador do Banco Norte-Americano), os Gestores da coisa pública ganham num ano o que toda a minha família não ganhou em 100, (por isso é que a crise não nos atingiu, graças a Deus e a esses Gestores) enfim, somos um país de colarinhos brancos, projectos? Só do Sr. Madaíl ou da Praça da Alegria.Uma pergunta que há muitos anos ninguém coloca, Portugal ainda tem algum ouro de reserva, cá ou no estrangeiro?
Pois é Zéca, as moscas mudaram, mas a merda continua a mesma. Mia Couto diz que « o escritor não pode ficar calado», assim como «nenhum cidadão deve ficar resignado».
Num país onde a comunicação social (os novos cães de guarda) vive amordaçada (entrevista o CastelBranco e deixa-te de merdas ou és despedido) onde a liberdade de expressão se resume apenas à Internet e a alguns escritores, temos de nos resignar, por isso somos um país de gente triste, apesar de termos imenso sol. Resta-nos a esperança de tudo afundar, eles já nos roubaram tudo (quase tudo), agora roubam-se a eles próprios e os alicerces estão a apodrecer.
Num país onde um "carniceiro" (leia-se P.I.D.E.) foi agraciado com uma pensão, e a um libertador ( Salgueiro Maia) essa mesma pensão foi recusada, e passados 20 anos o protagonista ( que chegou a presidente do burgo, vejam lá) deste triste episódio, pede desculpa à Viúva e diz que foi a burocracia que não permitiu; Num país onde o Senhor Paulo conseguiu ser Ministro da Defesa; Num país onde um Senhor Engenheiro vai trabalhar para a CGD (que deveria ser um banco de todos nós, pagamos para isso) apenas 16 meses e fica com uma reforma de quase 20.000 euros por mês; Num país onde se entra "teso" para o governo e sai-se para uma Multi-Nacional com uma fortuna acumulada; Num país onde não se escuta José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho,Vitorino, Fausto e tantos outros, só posso esperar que os alicerces apodreçam e que alguém comece a construir isto de novo, mas agora com gente simples.
Obrigado Zéca.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...