27 de março de 2012

QUE LIBERDADE OU QUE DEMOCRACIA VIVEMOS! A QUE LEGALIDADE ASSISTIMOS?

 
 Quando as pessoas dizem ou pensam que vivem em democracia, quando dizem que a manifestação de 22/03/2012 bem como todas as anteriores eram legais, e por tal se chocam muito com a brutalidade policial nas mesmas. Quando dizem que em ditadura é que as manifestações são proibidas e reprimidas e somente lamentam os acontecimentos ou meramente se indignam com eles sem entenderem o seu real significado.

Quando dizes que só nos governos PSD é que se vê isto. Tudo isto encerra em si um alto pensamento NAIF em política. Essa maneira de pensar da maioria das pessoas é perigosa por não ser suficientemente lúcida acerca do que é politica. 
Elas não sabem, não entendem ou esqueceram, que o poder está nas mãos de uma classe e que ela oprime as restantes. Que não há, por tal, nunca, mas nunca, neste quadro social, qualquer tipo de liberdade ou de democracia, são só concessões temporárias. Dai a sua ingenuidade política, pelo facto de ainda não terem entendido isto e o memorizarem bem na sua mente.

A política é muito mais do que se possa imaginar. Não é um jogo em, ou na "democracia", porque não existe democracia alguma na sociedade. Nem é uma perspectiva de mudança, ou uma oportunidade para melhorar a sociedade ou as condições de vida das pessoas. Só porque existem partidos e eleições, ou porque nos deixam falar, ou porque nos permitem a "liberdade" de nos manifestarmos, isso não é e nem significa democracia.

Tudo isso é uma fachada. O essencial está salvaguardado e enquanto o estiver, ou seja, o poder nas mãos da classe dominante, o jogo se vai jogando. Mas este “jogo” está viciado à partida, porque eles, a classe dominante, neste jogo do monopólio, do Carnaval Eleitoral e “democrático”, estão com a "banca" em suas mãos e subvertem o jogo, quando eles entenderem e sempre que o intendam.

Toda a governação, todo o governo feito mandante de todos, defende apenas e somente o mais importante, os privilégios de classe, a manutenção do poder nas mãos da classe burguesa. Por isso é normal esta actuação. Não a vermos assim é sermos naif, ingénuos demais. Não há aqui qualquer legalidade na manifestação.

Não é nesta dimensão que temos de analisar as coisas. Legal, seria ela ser feita em apoio de uma causa de todos, não contra alguém. Entenda-se que legalidade não é nos podermos manifestar, isso é um direito, direito que foi conquistado. Ainda que a classe dominante diga respeitar a "legalidade" deste tipo de manifestações, isso é uma falsidade. Ela apenas concede, por enquanto, esta aparente liberdade e aparente legalidade, que mais deve ser um direito, de nos manifestarmos, porque ainda não tem a força e o total da opinião pública da parte dela.

No dia que o tenha tudo muda de figura. Deixa de haver legalidade, ou direitos, ou o que quer que seja de espécie alguma. O que temos é uma determinada conjectura, o que vivemos é um quadro conjectural temporário. Quando as forças que nos antagonizam, quando a classe dominante o conseguirem alterar, tudo vai ser diferente.

Claro que a luta está na rua, está no ar. Quem vai vencer esta luta, quem vai sair vencedor não sabemos, se nós se eles. Em última análise, a história dar-nos-á a vitória, porque não se pode contrariar a roda da história. A missão do inimigo é fazer com que ela ande o menos rápida possível. A nossa missão é fazer o contrário. Podemos perder esta batalha não a vitória final do avanço da história. A luta ainda só agora começou! A luta, pode ser bem mais dura e mais prolongada. Deixem-se de ilusões e de ingenuidades!
Por: Campos Victor, in PARTIDO REVOLUCIONÁRIO LIBERTÁRIO / Facebook

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...