19 de agosto de 2011

“Podemos descrever o nosso ódio, os nossos medos, as nossas vergonhas. Mas não a nossa inveja” Francesco Alberoni

A inveja tem sintomas? O que sente o invejoso? Tem dores?  Notemos o contraste entre o invejoso e o que não sente inveja alguma: o não invejoso tem o coração e a mente tranquila, é sadio, é equilibrado, é satisfeito, enquanto isto o invejoso tem a mente e o coração deteriorado e corrompido, e a inveja lhe faz tanto mal que ele se sente apodrecendo, deteriorando, putrefacto, e tudo à beira da insanidade.
A inveja significa um misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade e pelo bem ou felicidade dos outros. Para que alguém fique desgostoso é preciso um motivo muitíssimo forte. Que tal a inveja? 

Que fique claro para aqueles que na eventualidade me lerem, que não pratico nem nunca pratiquei o futebol, nada percebo do mesmo e é um desporto que não me move ao ponto de chamar filho-da-puta ao jogador que marcou o golo contra a equipa que eu simpatizo (que dadas as circunstâncias e os lugares, são várias) ou ao árbitro que eventualmente cometeu um erro. 


Nutro uma grande simpatia por vários personagens desse mundo (futebol) e sinto alegria quando vejo essas personagens alcançarem o sucesso, simpatia redobrada quando o triunfador é português, coisa anormal, digo eu.


Há dias, a equipa de José Mourinho perdeu um jogo de futebol com o seu eterno rival o Barcelona. Uma grande equipa, de acordo com os especialistas. E no final, dizem também outros especialistas, José Mourinho quis arrancar um olho a um rival. Se a coisa não foi isto anda lá perto. Como não tive oportunidade de ver o jogo, não reagi a quente (nem a frio) e não liguei muito à coisa.
Eis que passados alguns minutos as imagens corriam mundo:




Tive a oportunidade de ver uma outra informação, aquela que é feita para anormais como eu, onde se dizia que Mourinho não tentou (?) arrancar o olho nem a orelha do dito cujo mas debaixo do calor da disputa quis apenas dizer-lhe: abre os olhos mula uma chamada de atenção muito Lusa quando estamos perante uma injustiça:



O mundo Português é muito surrealista. Falo do Português porque sou luso mas parece que o fenómeno da 'inveja' será Universal. José Mourinho é um triunfador, mente elevada, positivo na adversidade, um verdadeiro profissional. Mas, (há sempre um 'mas') tem dois olhinhos, duas perninhas, dois braçinhos o que equivale a dizer que é um ser humano. E sempre que 'falha', que 'perde', como humano que é, cai-lhe em cima "o Carmo e a Trindade". Quando acertamos ninguém se lembra, quando erramos todos nos acusam. Mourinho, como fenómeno mediático que é, sofre (se é que ele sofre, tenho dúvidas) devido a isso. Sofre por isso e por ser Português. Portugal é dos países, culturalmente falando, mais atrasados do mundo. Mas com a expansão dos meios de divulgação mediáticos, tornou-se um caso sério de 'inteligência'. Quem houve (neste caso quem lê) o que se escreveu sobre Mourinho nestes últimos dias, impressiona. Arrogante, Vaidoso, Prepotente, Bruto, Convencido, etc.. 98% do que se diz (de negativo) deste grande profissional, é por pura inveja. Os outros 2% (também de negativo) por deficiência psíquica.

Uma simples observação pelos média e fica-se impressionado. Claro que uma imensa maioria está-se borrifando para o Mourinho e quando intervém aqui ou ali, fá-lo por simples bajulação ou por simples engate, convém concordar, porque a coincidência de opiniões sempre trás os seus frutos. Outros, os mais espertos, executam essa critica, porque vivem dela. A provar isto, está aquele sr. que escreve no Expresso e tem nas redes sociais, milhões de fãs, o sr. é muito engraçado, dizem. Diz mal de tudo e de todos, mas fá-lo de uma forma muito inteligente indo de encontro aos que não passam sem ele. Ele é o maior, mais perfeito, e mais "original" a fazer 'humor'. Não discuto, tal como no futebol sou uma 'arara' também na análise aos vários formatos de humor que se faz em Portugal, o sou. Como anormal  prefiro o humor muito inteligente do Ricardo A. Pereira, a classe e o saber do Herman José, o humor Expressivo de Victor Espadinha e os apanhados da Tv. Isto de se chamar humor à inveja, só mesmo aqui no burgo. Desculpem-me o desabafo, a um anormal que incomoda perdoa-se não é verdade?



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...