15 de janeiro de 2010

"Vais Ter Um Ganda Cèu"



Minha madrinha de baptismo sempre foi uma mulher afortunada no que a dinheiro diz respeito. De certa forma viveu sempre desafogada, porque além dos pais possuírem "algum" ainda casou com um alto funcionário daquelas empresas que já foram públicas e agora não sabemos bem o que são mas continuamos a pagar bem para elas. O dinheiro permitiu-lhe sempre uma certa altivez e regra geral desprezo por quem tinha pouco (comparado com ela) ou mesmo nada.
Do seu casamento nasceram dois filhos, um já falecido e o outro na casa dos cinquenta.
O dinheiro permitiu-lhe sempre levar uma vida digamos "Lol", embora naquele tempo não existisse a Net o tipo de "amigas" eram em tudo muito semelhantes aquelas com que nos cruzamos hoje em dia quer dentro quer fora destas  modernices dos computadores e por aí, por esses bancos da vida.
Excursões, festas, pastelarias, cabeleireiras e afins, tudo foi possível com a fonte monetária sempre a correr.
O rol de "amigas" era tão extenso que nem me atrevo aqui a cita-las, o filho mais velho casou, mas a nora, gente humilde, foi sempre tratada com desprezo. A coisa agravou quando ao fim de uns anos o filho se separou. A nora que sempre foi tratada com desprezo, embora não tenha tido responsabilidades no divórcio do filho, foi a partir daí tratada ainda com mais desprezo. A "santa" da minha madrinha fica viúva e só, num casarão que mais parece um albergue. Com o divórcio do filho, recebe a sua presença em especial à noite pois ele trabalha de dia.Os anos vão passando a disponibilidade para fazer "Lol" vai sendo outra vem a doença cai num hospital, ao fim de uns dias o hospital com falta de camas manda a senhora para casa ainda mal restabelecida do que a apoquentou. Uma noite destas com a saúde muito debilitada, vomita, o filho em pânico sem saber o que fazer (????) telefona para a ex-mulher a pedir socorro.
E foi esta senhora que nunca partilhou, cabeleireiras, excursões, festas e pastelarias e muito menos respeito e amor com a minha madrinha, que de madrugada lá foi acudir a ex-sogra e ex-carrasca. Hoje as visitas continuam apesar da distância de cerca de cinco quilómetros que as separa, ela limpa-lhe a casa, a roupa e o corpo.
As amigas, tantas que eram, estão a fazer "Lol" por outras bandas, que isto de lavar o "cu" a velhas dá muito trabalho e além disso as unhas não se podem conspurcar,pois  são necessárias para os pastéis de nata.

(Um dia alguém me acusou de não ter amigos, a ex-nora da minha madrinha é por acaso minha amiga e acreditem, vale por muitas)

Quanto à minha madrinha, ontem depois de a minha amiga lhe ter limpo até a alma disse-lhe com as lágrimas cheias de remorsos: "Vais Ter Um Ganda Céu".

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...